www.institutopackter.com.br
 

Semana de Estudos 2012 & Instituto Packter

Porto Alegre, 24 a 28 de julho  - nível intermediário II

 

 

 

Querido colega,

 

A Semana de Estudos 2012 está repleta de expectativas. Muitos colegas em todo o país perguntam pelo conteúdo, querem saber as novidades, alguns escrevem  indagando sobre as autogenias transversais. Penso que estas expectativas fazem perfeitamente sintonia ao que trabalharemos, pois a extensão dos temas, a importância de alguns itens, as associações com o que vimos até agora vão de fato muito longe.

 

Por conta dos cuidados na separação dos conteúdos, tardei no anúncio dos temas. Preferi o caminho mais seguro, mais didático, mas também mais lento. Ainda assim, o impacto sobre os colegas que estão acompanhando a abertura dos conteúdos referentes à Matemática Simbólica será amplo e profundo.

 

Abriremos a Semana de Estudos 2012 com uma revisão dos conteúdos das duas Semanas anteriores, as de 2010 e 2011. Esta revisão é imprescindível, será um estudo dirigido no qual colocarei alguns elementos especialmente apontados para o que estudaremos em 2012. 

 

Na quarta-feira, os colegas serão apresentados a elementos da Analítica de Linguagem que funcionam como ferramentas úteis. Exemplo: colocaremos vídeos nos quais pessoas falam sobre os mais diferentes assuntos e será evidenciado como identificar patamares, orientações, disposições das EPs por meio dos termos, expressões, proposições, elementos verbais etc. Os poucos colegas que já fizeram alguns exercícios avançados nos centros de formação, exercícios que realizei em caráter experimental, ficaram encantados com o alcance e os resultados. Realmente, é algo singelo e muito bonito.

 

Dia 26 de julho, quinta-feira, ainda sob o efeito agradável e surpreendente das atividades realizadas no dia anterior, os colegas conhecerão as Autogenias Transversais. Assunto complexo, intrincado, exigirá sólidos conhecimentos anteriores desde a Historicidade. Eis um desafio que considero relevante e tenho feito alguns experimentos para saber a melhor maneira de transmitir tais informações. Provavelmente utilizaremos música, pintura e cinema como elementos de suporte.

 

Na sexta-feira, dia 27 de julho, pesquisaremos os caminhos que se abrem na Matemática Simbólica a partir do trabalho de deslocamentos, sobreposição e composição por imagem. Um trecho da pesquisa que revela beleza, profundidade única.

 

O sábado, dia 28 de julho, está reservado para as conversações e as orientações.

 

No entanto, a amplidão dos ensinamentos envolve campos e avanços tão importantes que um projeto de apoio foi previamente lançado como modo de organizar e dar consistência a estes conhecimentos. Assim, além de Porto Alegre, cidade sede, cidades subsedes desenvolverão trabalhos mensais de base em regiões pelo país: São João Del Rei, Chapecó, Goiânia, Campo Grande, Fortaleza. Trabalhos nos quais explicarei minuciosamente o que será apresentado em Porto Alegre (clique aqui).

 

Teremos  as novidades habituais que caracterizam as Semanas de Estudos, como um passeio pelo Vale dos Vinhedos, Garibaldi, Bento Gonçalves; as tradicionais cervejas bocks e queijos ao final de cada dia; músicas e informativos semanais.

 

Em tudo isso, a dificuldade maior foi separar o que apresentar nesta edição de 2012 e o que guardar para as próximas edições, 2013, 2014..., uma vez que os conteúdos são muito bonitos, importantes, oportunos para o momento que se inicia. Ainda assim, acredito que os colegas ficarão imensamente contentes e comovidos com o que aprenderão.

 

A cada um de vocês meu carinhoso abraço de boas vindas,

 

Lúcio Packter