www.institutopackter.com.br
 

 

 

Portugal

jornada de estudos 2013              

 

 

Prezado colega,

Um dos projetos pelo qual trabalhei por alguns anos para implementar foi a jornada de confraternização e estudos ao exterior. Desde a primeira edição, quando fomos à Grécia, a afetividade, o conhecimento, a amizade e a convivência nestas expedições de estudos, tudo isso somente fez aumentar a profundidade dos trabalhos e o carinho por este modo de aprendizagem: aprender em caminhadas por povos e países do mundo. Foi assim para a Grécia,Espanha, Holanda, Escócia, Israel, França e, agora, Portugal: 2013.

Portugal é um pequeno imenso país. Amistoso, de gente amiga, carrega parte do sangue brasileiro em seus rios, língua, alma, cultura.

O objetivo desta jornada de estudos é o de aprofundar as pesquisas em Filosofia Clínica buscando compreender parte das nossas raízes. A vida familiar portuguesa, sua ligação profunda com o catolicismo, as casas de branco caiado, a tradição moura nos azulejos, os vinhos, o amor pela vida, as contradições, as interseções com a Espanha, o mar! Este país surgido em 1139, uma das mais velhas nações européias, tem muito a dizer aos brasileiros sobre determinados modos de ser do Brasil que encontram explicações na história portuguesa.

Entre conversações às noites nas tavernas, vinhos, fado, leituras, Universidade, provavelmente descobriremos um pouco mais de nós mesmos observando este povo amigo e admirável, o português.

Convido você a me acompanhar em mais uma jornada de estudos, de amizade, de Filosofia Clínica.

Cordialmente,

Lúcio Packter