www.institutopackter.com.br
retorno à página principal 
 

Semana de Estudos 2013 & Instituto Packter

Porto Alegre / Torres, 22 a 27 de julho  - nível intermediário III

 

 

Querido colega,

 

A Semana de Estudos 2012 teve como ênfase a apresentação introdutória às Autogenias Transversais, encerrando um ciclo importante dos nossos estudos em Matemática Simbólica.

 

A Semana de Estudos 2013 é mais suave, aprofunda princípios, e tem como característica central a fluência no assunto. Durante uma semana os colegas exercitarão a compreensão  e aprenderão a conversar as Autogenias.  Muitos, neste momento, estão cientes do que é e de como funciona a Autogenia em seu patamar horizontal; alguns também dominam os conteúdos verticais da Autogenia; poucos compreenderam, e isso é perfeitamente adequado pela complexidade do tema, o prefácio que foi realizado sobre os elementos transversais. Agora é essencial que antes de prosseguirmos os aprofundamentos os colegas aprendam e dominem a fluência na conversação dos elementos nas coordenadas autogênicas: horizontais, verticais e transversais.

 

Novamente, por conta dos cuidados na separação dos conteúdos, tardei no anúncio dos temas. Assim como escrevi em 2012: "preferi o caminho mais seguro, mais didático, e também o mais lento".

 

Provavelmente, a Semana de Estudos 2013 trará uma tranqüilidade profunda, decorrente da sedimentação e, finalmente, da compreensão dos funcionamentos internos das Autogenias. Particularmente, me é gratificante, após ter aguardado tantos anos, poder partilhar com os colegas estas lições.

 

Temos novidades muito bonitas, carinhosas, para esta edição.

 

Inicialmente, o evento acontecerá no litoral norte do Rio Grande do Sul, em uma das praias mais charmosas e famosas do país: Torres. Em pleno inverno, com temperaturas que vão de 6 a 10 graus, em uma acolhedora pousada localizada entre as dunas, o mar, e o rio Mampituba, que desce pelos rochedos da serra, os colegas poderão aprofundar os estudos em dois turnos, manhã e tarde. A cada noite, conversações regadas a sucos, cervejas vermelhas, vinhos do Vale dos Vinhedos. Ou seja, dois turnos, ao invés de um, como fazíamos até o momento.

 

Outra novidade é a distribuição de um caderno especial, em PDF, que será passado aos colegas  no início de julho, após a revisão que realizarei nos conteúdos das transcrições do material da Semana de Estudos 2012.

 

Na terça-feira, 23 de julho, iniciaremos os trabalhos formais que se estenderão até sábado.

 

Na sexta-feira, 26 de julho, uma jornada de estudos a uma localidade próxima (ainda em estudos e dependendo de confirmação).

 

O conteúdo programático seguirá o formato de 2012: exposições em vídeos, quadros clássicos e contemporâneos, textos, música.

 

A cada um de vocês meu carinhoso abraço de boas vindas,

 

Lúcio Packter