www.institutopackter.com.br
 
 

Informações:

*página inicial

 

 

 

 

 

 

        

Semana de Estudos 2015 & Instituto Packter

Porto Alegre / Uruguai, 17 a 23 de julho

 

Querido colega,

 

A Semana de Estudos 2015 mostra o final das Autogenias, o alcance que elas possuem, a circunscrição de suas abrangências.

 

Ao mesmo tempo, avançamos com propriedade nas Sinonímias. A primeira parte delas, vista em 2014, em Torres, dizia respeito a "construções de mundos - um prefácio". A segunda parte avança para além destas considerações introdutórias entrando em aspectos profundos, complexos.

 

Por isso, a base dos Exames das Categorias deve estar sólida, consistente. Este é um dos motivos pelos quais o chamamento ao ambiente, à linda paisagem uruguaia, com passeios, caminhadas, tempo para maturação são essenciais.

 

A Semana de Estudos ganha duas dimensões novas, além do assunto inédito.

 

1. Pela primeira vez acontece em um outro país.

2. Aumentamos em dois dias a duração do evento.

 

Trabalhamos com muito cuidado, recíproca de inversão, carinho para mais esta edição do evento mais antigo e tradicional da Filosofia Clínica.

 

A você, o meu agradecimento.

 

Um abraço,

 

Lúcio Packter

 

 


 

Leia abaixo a carta que Lúcio Packter escreveu para os colegas, por ocasião da Semana de Estudos 2014.

 

Querido colega,

 

A Semana de Estudos 2013 encerrou o capítulo introdutório sobre as Autogenias em conversações (horizontais, verticais, transversais).

 

Foram dias de caminhadas pelas areias, pelo mar, pelos rochedos de Torres, litoral norte do Rio Grande do Sul. Também foram dias de muitos diálogos, aulas em vídeos, explicações.

 

A Semana de Estudos 2014 abre os elementos pós Autogenias, iniciando pelas Sinonímias.

 

Pela complexidade e abrangência dos conteúdos, alguns cuidados importantes foram providenciados. O alcance das Sinonímias em Filosofia Clínica (lembre que se trata de um neologismo, pouco se aproxima da acepção original do termo filosófico) ultrapassa em muito os entendimentos que as Autogenias propiciavam.

 

O local, as dinâmicas didático pedagógicas e filosófico clínicas que nortearam os trabalhos em 2013 serão os mesmos em 2014.

 

Além disso, um curso de extensão em nossa plataforma de ensino, exclusivamente destinado aos colegas inscritos, está em fase final de construção. O curso traz vídeos, textos, redações, tarefas. Dia 1 de dezembro de 2013 estará online. O intuito é o de revisar e aprofundar o que foi trabalhado até as Autogenias, como requisito para o prefácio às Sinonímias. Disponível inicialmente para os colegas inscritos, a partir de 01 de fevereiro de 2014 qualquer especialista ou colega formado em Filosofia Clínica poderá se matricular e fazer o curso em nossa plataforma. Há outros elementos importantes, além  do curso de extensão: informativos semanais contendo todas as informações (hospedagem passagens, alimentação, ensino etc) serão remetidos aos colegas inscritos a cada segunda-feira, a partir de 3 de fevereiro de 2014.

 

Por conta da Copa do Mundo, que acontece em junho/julho, estamos antecipando as inscrições e todos os serviços referentes à Semana de Estudos, pois a partir do final de maio o Brasil receberá milhares de torcedores, jornalistas, profissionais de diversas áreas que estão indiretamente relacionadas ao torneio, o que congestionará serviços, aeroportos, hotelaria etc.

 

Agradeço a oportunidade de poder partilhar as pesquisas avançadas com os colegas.

 

Lúcio Packter

 


 

Leia abaixo a carta que Lúcio Packter escreveu para os colegas, por ocasião da Semana de Estudos 2013.

 

Querido colega,

 

A Semana de Estudos 2012 teve como ênfase a apresentação introdutória às Autogenias Transversais, encerrando um ciclo importante dos nossos estudos em Matemática Simbólica.

 

A Semana de Estudos 2013 é mais suave, aprofunda princípios, e tem como característica central a fluência no assunto. Durante uma semana os colegas exercitarão a compreensão  e aprenderão a conversar as Autogenias.  Muitos, neste momento, estão cientes do que é e de como funciona a Autogenia em seu patamar horizontal; alguns também dominam os conteúdos verticais da Autogenia; poucos compreenderam, e isso é perfeitamente adequado pela complexidade do tema, o prefácio que foi realizado sobre os elementos transversais. Agora é essencial que antes de prosseguirmos os aprofundamentos os colegas aprendam e dominem a fluência na conversação dos elementos nas coordenadas autogênicas: horizontais, verticais e transversais.

 

Novamente, por conta dos cuidados na separação dos conteúdos, tardei no anúncio dos temas. Assim como escrevi em 2012: "preferi o caminho mais seguro, mais didático, e também o mais lento".

 

Provavelmente, a Semana de Estudos 2013 trará uma tranqüilidade profunda, decorrente da sedimentação e, finalmente, da compreensão dos funcionamentos internos das Autogenias. Particularmente, me é gratificante, após ter aguardado tantos anos, poder partilhar com os colegas estas lições.

 

Temos novidades muito bonitas, carinhosas, para esta edição.

 

Inicialmente, o evento acontecerá no litoral norte do Rio Grande do Sul, em uma das praias mais charmosas e famosas do país: Torres. Em pleno inverno, com temperaturas que vão de 6 a 10 graus, em uma acolhedora pousada localizada entre as dunas, o mar, e o rio Mampituba, que desce pelos rochedos da serra, os colegas poderão aprofundar os estudos em dois turnos, manhã e tarde. A cada noite, conversações regadas a sucos, cervejas vermelhas, vinhos do Vale dos Vinhedos. Ou seja, dois turnos, ao invés de um, como fazíamos até o momento.

 

Outra novidade é a distribuição de um caderno especial, em PDF, que será passado aos colegas  no início de julho, após a revisão que realizarei nos conteúdos das transcrições do material da Semana de Estudos 2012.

 

Na terça-feira, 23 de julho, iniciaremos os trabalhos formais que se estenderão até sábado.

 

Na sexta-feira, 26 de julho, uma jornada de estudos a uma localidade próxima (ainda em estudos e dependendo de confirmação).

 

O conteúdo programático seguirá o formato de 2012: exposições em vídeos, quadros clássicos e contemporâneos, textos, música.

 

A cada um de vocês meu carinhoso abraço de boas vindas,

 

Lúcio Packter