"Padrões específicos de pensamento afetam o corpo de formas previsíveis, causando a produção de certos compostos químicos em resposta a cada emoção. Quando o medo é o sentimento dominante durante muito tempo, a produção constante de hormônios do estresse, principalmente o cortisol, ocasiona um efeito dominó de produção de compostos químicos que levam a problemas cardíacos, aumento de peso e depressão. Tal como o medo, outros sentimentos e pensamentos seguem um padrão típico à medida que são projetados no corpo na forma de doenças. Em meu trabalho, também descobri que, enquanto circulam livremente pelo corpo, as emoções afetam de forma diferente os variados órgãos, dependendo do que acontece na vida do indivíduo. É aí que a intuição entra em cena."

Trecho da obra All is Well, por Mona Lisa Schulz, neuropsiquiatra e professora associada de Psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade do Vermont, co-autora da obra com Louise Hay)
 

 


 

Explicação

Será realizada uma conversação entre aspectos da neuropsiquiatria em relação aos processos de autoajuda em somaticidade, em agendamentos que a pessoa pode fazer em si mesma em torno de buscas como o bem-estar, a saúde, o equlíbrio.

A conversação pelo enfoque da Filosofia Clínica, destinada a estudiosos da área.

Como ilustração será utilizada a obra All is Well, da neuropsiquiatra Mona Lisa Schulz e de Louise Hay.

1. As localidades do corpo nas quais determinadas vivências costumam habitar.

2. Quais atitudes, ações, modos específicos podem ser realizadas por cada pessoa segundo a singularidade de cada uma?

3. Questões existenciais, sociais, culturais.

4. Uma contraposição e uma complementação na discussão com a Filosofia Clínica.

 

Para acessar o evento em áudio editado, clique aqui.

 

Como será o workshop

O evento será inteiramente a distância. Cada pessoa inscrita receberá um link para acessar o evento.

 

 

Data e horário

11 de abril, quinta-feira, das 19h30 às 22h00.

 

 

Requisito, Vagas e Investimento

Este é um evento destinado aos estudantes dos cursos de aperfeiçoamento, aos alunos da plataforma de ensino, aos alunos do curso de Filosofia do Instituto Packter.

Estão disponibilizadas 15 vagas.

O investimento é de 72,00, a ser quitado por boleto bancário.

Para efetuar a inscrição, favor escrever para institutopackter@uol.com.br . Existindo vagas, enviaremos as instruções e o boleto de pagamento.

 

* não é fornecido certificado aos participantes.

 


Projeto de Colaboração Social do Instituto Packter

* o valor arrecadado será integralmente doado a bolsas de estudos e a clínicas que o Instituto Packter distribui a cada semestre.


 

               Ilustração da obra; o que a Filosofia Clínica tem a dialogar com este, entre vários aspectos, da obra:

 

"...o equilíbrio entre as necessidades individuais e as necessidades daqueles com quem temos um relacionamento. Se não conseguirmos esse equilíbrio, a título de advertência o corpo criará no coração, nos seios e nos pulmões problemas de saúde como colesterol alto, pressão alta, ataque cardíaco, nódulos, mastite ou até mesmo câncer, pneumonia, asma, tosse ou falta de ar. O segredo para conquistar a saúde no quarto centro emocional é aprender a expressar as próprias necessidades e sentimentos, levando em consideração simultaneamente as necessidades e sentimentos dos outros. É uma questão de dar e receber."

Trecho da obra de Mona Lisa Schulz e Louise Hay