Uma ilustração sobre os dilemas de um ser em contraste em sua expedição existencial.

        


 

Explicação

Uma metáfora sobre condições, contextos, estruturações de um ser em trânsito, em uma expedição existencial que possui marcadamente como uma de suas características o contraste - por vezes amplo - entre elementos sublimes e outros muito distantes das premissas de desenvolvimento de sua época. Uma criatura que fala em amor por afinidade, mas que frequentemente experiencia a posse, a propriedade; que discorre sobre liberdade, porém edifica clausuras, coerções e restrições muitas vezes; que pressente a alma e então a mistura usualmente a ambientações avessas ao que é sublime; que é capaz de procurar o firmamento nas escavações em rochedos; que por vezes sucumbe olhando para o céu, e, tantas vezes, concebe um baralhar, uma experiência subjetiva do amálgama de um ser em metamorfismo.

 

Como o evento será realizado - Requisito - Inscrição - Valores

O estudo será feito somente on-line. O participante receberá um e-mail com as instruções e o link de acesso pelo Zoom (plataforma pela qual o evento será transmitido com som e imagem).

Requisito - ser um estudioso em ciências humanas ou ciências biológicas.

Para efetuar a inscrição, escreva para institutopackter@uol.com.br colocando  nome, cpf, endereço para enviarmos um boleto com a taxa de inscrição.

* 160,00 para quem está inscrito na Semana de Estudos 2021.

* 210,00 para o público em geral.

* Observação: o valor arrecadado será integralmente revertido em bolsas de estudos e clínicas gratuitas.

 

Número de Vagas e Certificação

O Instituto Packter disponibiliza 30 vagas para a participação neste estudo. Não é expedido certificado.

 

 

Material que será estudado no evento

 

 

 

 

Um dos filmes acima será trabalhado com os livros abaixo. O asteísmo sobre as interseções entre a alma asseada e o cotidiano tumultuado, os filmes de Nora Ephron e de Gary Ross trazem os impasses e as perplexidades que podem surgir durante o crescimento; uma pessoa pode se desenvolver sendo boa e má, conforme os padrões morais e éticos de nossos dias? Como se regula a balança existencial? Existe uma balança e uma regulação? Quais caminhos podem ser aventados? Hamlet, Fausto, Dom Quixote, muitos exemplos são suscitados como referência nesta obra cinematográfica.

 

 


 

 

 

Concomitantemente, quatro obras serão trabalhadas juntas ao filme. Os textos de Deleuze, Wittgenstein. Alexis Carrel e Amós Oz servirão de dilucidações, aprofundamentos, reflexões em Filosofia Clínica.