Colégio Madalena Sofia e Instituto Packter

Um projeto filantrópico para professores do ensino fundamental e do ensino médio

Filosofia Clínica - orientações para o pensar - uma educação para a vida

(destinado a professores)


Local - Rua Santa Madalena Sofia Barat, 809 - Bairro Alto, Curitiba

 

O projeto: o que são as orientações para o pensar, uma educação para a vida, direcionados aos professores?

O projeto consiste inicialmente em identificar o modo usual de pensamento de cada pessoa, como se desenvolve, limites e horizontes. Em seguida, os modos de compreensão e maneiras de adequar e ajustar o pensar, conforme as especificidades de cada pessoa e os contextos relacionados. Clique aqui e ouça uma entrevista na rádio Clube sobre o assunto, com Lúcio Packter. E clique aqui para acessar um artigo sobre o assunto.

 

 

aula com Lúcio Packter nos jardins do Colégio Madalena Sofia   

 

 

 

A quem se destina?

A professores do ensino infantil, fundamental e médio.

 

 

Como participar?

A coordenadora ou diretora de sua escola deve mandar um email para Rita Inocêncio Triches, diretora do Colégio Madalena Sofia, rita@madalenasofia.com.br ,contendo as seguintes informações:

1. Dispõe de sala de aula com boa acústica e velocidade para transmissão de voz via Skype?

2. Nome e RG dos professores que participarão das aulas (máximo de 15 por escola).

3. A diretora então adicionará sua escola no Skype do curso e enviará um contrato educacional que assegura os termos aqui anunciados, que deverá ser assinado e devolvido.

4. Cada centro de Filosofia Clínica pode requerer uma vaga para um grupo de 15 professores e alunos de Filosofia Clínica.

 

 

Como serão as aulas?

As aulas acontecerão no Colégio Madalena Sofia, em Curitiba, para um grupo de professores locais, com transmissão ao vivo para outras escolas.

 

 

Qual o custo?

O curso é gratuito, um projeto filantrópico do Colégio Madalena Sofia, Faculdades Itecne, Instituto Packter. Ao final, cada escola quita apenas 100,00 referentes ao serviço de secretaria, emissão dos certificados, postagem nos correios.

 

 

Como é a certificação?

Um certificado é emitido para a escola contendo os nomes dos alunos que tenham freqüência mínima de 85%. O acompanhamento da presença compete à escola que recebe a transmissão das aulas.

 

 

Qual o horário das aulas?

19h00 às 22h00

 

 

Duração do curso e periodicidade

Abril a dezembro de 2015. Uma aula ao mês.

 

 

 

Instruções específicas

É fundamental que cada escola teste o som, a acústica aceitável, a qualidade da transmissão, recepção e emissão antes de cada aula. Os microfones devem necessariamente estar desligados. Somente são acionados quando da comunicação entre a escola e o professor.

 

 

Quem ministrará as aulas?

 Lúcio Packter, filósofo que fundou a Filosofia Clínica.

Professor adjunto: Darcy Nichetti, professor titular de Filosofia Clínica em Curitiba.

 

 

 

São exigidas atividades?

Não. São indicados filmes, livros, exercícios complementares.

 

 

 

Como o participante é avaliado?

O próprio curso oferece ao participante uma oportunidade de auto-avaliação.

 

 

 

Conteúdo programático

 

ABRIL 2015

22, quarta-feira

O que seria uma educação no pensamento via Filosofia Clínica?

Como o pensamento usualmente se comporta em nossos dias?

O que seria um pensamento educado?

Quais os caminhos percorridos no cotidiano pelo pensamento?

Relevância do pensamento.

Somos agentes ou pacientes ou outra coisa?

Nosso Google interno.

Como educar o pensamento?

** veja como foi a aula: clique aqui. 

 

 

MAIO 2015

12, terça-feira

1. Nossas bibliotecas, arquivos internos, trazem funções, informações, dados relevantes e mais.

2. Nossos fichários, sistemas de arquivamentos, dados internos, são móveis, são estáticos?

3. Muitas pessoas consultam o que é relevante, o que é importante?

4. Como usualmente o acesso a estes bancos de dados são feitos?

5. A interação com os arquivos existenciais.

6. Pessoas que usualmente não consultam seus arquivos internos em algumas questões.

7. Como consultar?

8. Buscas avançadas: por dados aleatórios, randômicos, intuição etc.

** veja como foi a aula: clique aqui. 

 

 

JUNHO 2015

09, terça-feira     

1. Considerações sobre os trabalhos feitos em casa.

2. Sistemas de referências do pensamento.

3. Personificação do pensamento: possui vida própria?

4. Interseções entre a pessoa e o pensamento.

** áudio da aula: parte I e parte II

 

 

JULHO 2015

1. Próteses do Pensamento

2. Citações sistêmicas

3. Pensamento como diálogo

4. "Distracionismo"

5. Fazendo coisas com o pensamento

6. Personificação do pensamento

** áudio da aula

 

 

 

AGOSTO 2015

11, terça-feira

1. Leitura comentada da obra Só por hoje e para sempre - parte I

2. Leitura comentada da obra Só por hoje e para sempre - parte II

 

 

 

 

 

 

SETEMBRO 2015

02, quarta-feira

Pensamento, urbanidade, sociedade

(abaixo, as obras utilizadas na aula)

 

 

 

OUTUBRO 2015

(sem aulas) 

 

NOVEMBRO 2015

11, quarta-feira    

Pontes, Imaginação, Pensamento

 

Garbarek e Jarrett

 

 

DEZEMBRO 2015

01, terça-feira

Objeções e caminhos.

 

Obs.: ocasionalmente, por problemas de Internet, uma aula pode ficar prejudicada por queda de conexão ou ausência de sinal, ou outro problema. Em tais casos, uma edição gravada da aula será enviada para as escolas inscritas.

 

Colégio Madalena Sofia - Curitiba

 

 


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