www.institutopackter.com.br
 
 

 

 

    Informações:

* programa e certificado

* inscrições

* página inicial

 

 

* A cada segunda-feira, a partir de

3 de agosto, os colegas inscritos recebem informativos semanais contendo dados sobre cultura, povo, história, filosofia, hábitos, e temas específicos da jornada, uma carta semanal do coordenador, orientações de leituras, filmes, estudos prévios.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vídeos especiais:

 

A bela Toscana

 

A Doce Vida na Toscana

 

Um passeio pela Toscana

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Explicando a Jornada de Estudos 2015 - Itália - Toscana

- uma carta do coordenador da jornada -

 

 

Meu prezado amigo,

 

Convido a participar de mais uma jornada de estudos ao exterior. Grécia, Israel (em duas ocasiões), Escócia, Portugal, Espanha, Uruguai e, agora, a Itália.

 

A cada jornada costumo ouvir os participantes, aprender com eles sobre como aprimorar os serviços, como tornar os momentos mais plenos e abrangentes. Graças às colaborações dos participantes a cada edição os desenvolvimentos são maiores, podemos aprofundar, compreender, crescer.

 

Nesta jornada, como é uma tradição, algumas novidades importantes a caminho!

 

Inicialmente, o tema. Freud, Reich, Wittgenstein, Levinas, e outros pesquisadores da condição humana conversaram com a religiosidade, o transcendente. A Filosofia Clínica era convidada a se juntar a este diálogo e a oportunidade surgiu: "Uma conversação entre a Ética dos Evangelhos e a Filosofia Clínica".

 

Outra novidade surge após termos realizado parcerias com instituições importantes do exterior, como a Universidade Hebraica (em duas ocasiões), Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Sevilha. Nesta edição, algumas de nossas parceiras brasileiras se unem ao projeto e assinam conosco o certificado. Como esta expedição de pesquisa compreende grande carga horária, inserimos um curso de extensão, inteiramente a distância, que os colegas realizarão confortavelmente em suas casas. Meus agradecimentos à Universidade de Caxias do Sul (RS), Faculdade Católica de Anápolis (GO),  Studium Eclesiasticum Dom Aquino Correa - Faculdade Católica - Sedac (MT).

 

Outra inovação: professores brasileiros, filósofos clínicos, apresentarão trabalhos. Em princípio, não teremos nesta edição professores de outros países, conforme era um costume.

 

Uma terceira inovação é o aprimoramento do modelo que desenvolvemos na viagem à Grécia: trabalhos apresentados junto a enseadas, sítios arqueológicos, tavernas, caminhadas, além das salas tradicionais que as hospedagens nos oferecem.

 

Em alguns dias da jornada sairemos pelas encostas escarpadas ao mar da Ligúria, angras, aldeias, paisagens lindas, em direção ao norte da Toscana e faremos nós as paradas que desejarmos, onde desejarmos, semelhante ao que fizemos nas Highlands,  Scotland, em outra jornada de sonho e estudos.

 

Uma jornada de estudos usualmente oferece uma aprendizagem intensa, essencial, pois o participante respira os temas, os conteúdos, nas conferências, nas caminhadas, nas conversas nas cantinas, a cada momento.

 

Como coordenador destas jornadas de estudos, minha função também é zelar pelo seu conforto, por sua aprendizagem, segurança; procuro me aprimorar nesta importante função e conto com o seu auxílio.

 

Temos a limitação do número de vagas, o que gera todos os anos o lamento de muitos que ficam sem poder viajar. Infelizmente, não temos como embarcar além de 42 colegas, pois existe a questão da logística, como o número de assentos em ônibus e hospedarias que não dispõem de mais vagas. Por isso, e também pelo carinho e atendimento aos colegas que estão impedidos financeiramente, por razões médicas, e outras, de ir à jornada de estudos, é corriqueiro que eu visite gratuitamente alguns centros de formação do país e ministre workshops sobre os conteúdos trabalhados. É algo que me deixa contente em poder fazer.

 

Por fim, o lançamento da obra Ética Cristã e Filosofia Clínica, organizada por José Maurício de Carvalho, com lançamento previsto para agosto pela Editora FiloCzar . Vários conferencistas desta jornada de estudos escreveram capítulos para a obra e ela trata de muitos dos temas sobre os quais pesquisaremos em nossa passagem pela Toscana.

 

No painel à esquerda, alguns belos vídeos sobre a Toscana, separados especialmente para você.

 

A você as minhas boas-vindas a mais uma jornada de estudos ao exterior, ao VIII Encontro Internacional de Filosofia Clínica.

 

Meu abraço!

 

Lúcio Packter