Explicação - o workshop será realizado em caráter a distância. Quais as contribuições específicas para a área médica que a Filosofia Clínica oferece? Considerações sobre o médico e sua atividade, orientações a partir da Filosofia Clínica.

 

"...julgar, enfim, que a cabeça se cura em si mesma, separadamente de todo o corpo, é uma grande insensatez. Partindo deste princípio, debruçando-se sobre todo o corpo, as suas prescrições procuram, através do todo, tratar e curar a parte"

                                                         Platão, no Timeu

 


Como funcionará o evento - A partir da obra O Médico, que Rubem Alves dedicou ao filho médico, uma série de considerações e reflexões serão desenvolvidas.

Horário - 14h30 às 17h30.

Número de vagas - 15

(Preenchimento a ser realizado conforme o ordem de chegada dos e-mails. As inscrições serão encerradas às 19h00 de sexta-feira, 31 de março.)

 


Programa

"...toda afecção que provoca em alguém uma dessas perturbações (referia-se aos quadros de demência, ignorância e loucura) deve ser chamada doença, sendo forçoso reconhecer que os prazeres excessivos e as dores fortes são as mais graves doenças da alma."

Platão, no Timeu

 

I. O médico: identidade e contexto.

 

II. A doença: o que é. Por que pode ser sinônimo de "saúde"?

 

III. Saúde Mental

 

IV. Questões em Filosofia Clínica que podem ser do interesse da Medicina


Inscrição

Envie um e-mail para institutopackter@uol.com.br  contendo seu nome completo, endereço, CPF e endereço de Skype. Enviaremos um boleto para ser quitado até 5 de abril no valor de 118,00.

 

Na sexta-feira as pessoas inscritas receberão um e-mail de boas-vindas explicando como proceder Basicamente, é importante ligar o Skype com antecedência, ativar o microfone somente nos momentos de interação, aguardar o chamado geral.

 

 

                 * não é fornecido certificado neste evento.