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			Curso Livre de Especialização em Filosofia 
			Clínica, 
			
			da Dra. Idalina Krause, com o 
			apoio do Instituto Packter 
			  
			
			
			Nova Turma presencial Porto Alegre - 2019 
			
			Informações para 
			matrícula e Plano de ensino 
			
			Pré-Requisito: o curso de 
			especialização em Filosofia Clínica é oferecido a quem possui 
			graduação em filosofia ou em qualquer outra área do conhecimento com 
			diploma certificado pelo MEC.    
			
			Professora titular: Dra. Maria Idalina Krause de Campos (mais 
			professores convidados).   
			
			Periodicidade: Semanal, presencial com aulas no Instituto 
			Packter, Av. Lucas de Oliveira 1937, terceiro andar, bairro 
			Petrópolis – Porto Alegre/RS.      
			
			Dia da semana e horário: Segundas-feiras das 14h às 17h.   
			
			Data de início: 18 de novembro de 2019 (perfazendo 24 meses – 
			habilitação à pesquisa).   
			
			Documentação para matrícula: a) Cópia autenticada do Diploma de 
			graduação; b) Cópia simples da Carteira de Identidade e CPF; c) 
			Cópia simples do Histórico Escolar; d) Cópia do comprovante de 
			Residência; e) Uma foto 3x4.   
			
			Matricula: 120,00   
			
			Mensalidade: 320,00   
			
			Vagas: 12 alunos    
			
			Contatos para envio de currículo e agendamento de entrevista: 
			 
			
			(51) 98621 4902 – idalinakrause@yahoo.com.br 
			
			(51) 3330-6634 -
			
			institutopackter@terra.com.br 
			(a secretaria repassará à Idalina Krause os dados) 
			
			
			  
			
			Informação importante:  
			
			Trata-se de um Curso Livre de Especialização em Filosofia Clínica 
			com habilitação à pesquisa certificado pela ANFIC (Associação 
			Nacional de Filósofos Clínicos) com o apoio do Instituto Packter de 
			Porto Alegre. Portanto, não conta com a certificação do MEC.   
 
			
			
			  
			
			
			Plano de Ensino -
			
			Curso Livre de Especialização em Filosofia Clínica 
			
			
			Súmula do curso 
			
			
			Aborda os conhecimentos filosóficos acadêmicos voltados para 
			atividade clínica, o que possibilita uma leitura e análise do 
			funcionamento da singularidade do sujeito no seu trânsito pelo 
			mundo. 
			
			
			Estimula e realiza uma abordagem terapêutica direcionada para as 
			demandas práticas do cotidiano, ou seja, faz uso da fundamentação 
			teórica e do método da Filosofia Clínica como instrumento para o 
			autoconhecimento existencial.  
			
			
			  
			
			
			Objetivos 
			
			
			A formação em Filosofia Clínica visa: a) a formação Teórico/Prática 
			que habilitará o aluno ao trabalho investigativo relacionado às 
			questões existenciais; b) busca a problematização dos conflitos 
			existências marcados pela multiplicidade e pela diferença oriundas 
			das relações interpessoais em seus aspectos: éticos, 
			epistemológicos, axiológicos e conceituais; c) introdução dos 
			estudantes em formação na prática da pesquisa em Filosofia Clínica, 
			visando o desenvolvimento do pensamento investigativo no trato de 
			questões oriundas do ambiente terapêutico e da vida, para a produção 
			de novas possibilidades para o trabalho no campo da clínica 
			filosófica. 
			
			
			  
			
			
			Cronograma/Temas/Conteúdos Programáticos  
			
			
			(24 meses com habilitação à pesquisa) 
			
			
			Bloco I – Introdução à Filosofia Clínica 
			
			
			Apresentação do programa do curso e Introdução ao Bloco I 
			
			
			Movimentos de pensamento: perspectivas e teorizações contemporâneas 
			sobre a propedêutica da Filosofia Clínica. 
			
			
			A arte da escuta atenta   
			
			
			Historicidade  
			
			
			Exames Categoriais: 1) Assunto imediato ou último; 2) Circunstância; 
			3) Lugar; 4) Tempo; 5) Relação.   
			
			Bloco II - 
			
			Tópicos da Estrutura de Pensamento 
			
			Bloco III - 
			
			Submodos Informais 
			
			Bloco IV – 
			
			Submodos e procedimentos clínicos - Prática Clínica: estudo 
			de caso 
			
			Bloco V – 
			
			Cadernos médicos 
			
			Bloco VI - 
			
			Ética profissional e legislação da Filosofia Clínica 
			
			Bloco VII – 
			
			Clínica didática com estágio supervisionado 
			
			Bloco VIII – 
			
			Método de pesquisa  
			
			Trabalho de conclusão de curso (TCC). 
			
			  
			
			Procedimentos/metodologia 
			
			O desenvolvimento dos Temas/Conteúdos Programáticos acontece via um 
			aporte metodológico matizado por: (a) Aulas expositivas com 
			discussões e debates sobre a temática e teorizações relativas à 
			Filosofia Clínica (b) Análise conceitual relacionadas a concepções 
			contemporâneas da filosofia da cultura e da sociedade (c) Estudo, 
			pesquisa, exercícios didáticos e experimentações em intersecção com 
			temas do curso e/ou área de formação, por meio de: diálogos em aula, 
			trabalhos em grupo, painel temático, estudo de caso, uso de vídeos e 
			música, aulas abertas, ensino com pesquisas. Serão usados aparatos 
			eletrônicos, tais como vídeo, fotografia, música, filmes, 
			videoclipes, multimídias. (f) estudo de artigos, periódicos e livros 
			de cunho filosófico, científico e literário; discussão livre e 
			semi-dirigida sobre temas variados; pequenas exposições, painéis e 
			leituras comentadas; análise de filmes e documentários; para o 
			refinamento da oralidade; exercícios analíticos e críticos da 
			realidade. 
			
			Avaliação 
			
			A avaliação vincula-se com o comprometimento e prazer de cada aluno 
			na participação nos encontros-aula; produtividade de práticas de 
			estudo, qualidade de teorizações e problematizações; experimentações 
			pertinentes em traduções do plano de pensamento voltado a Filosofia 
			Clínica; presença qualificada nas aulas e atividades propostas; 
			pensamento fundamentado em planos conceituais estudados; escrita 
			dotada de clareza, estruturação lingüística e um nível de 
			apresentação adequado dentro das temáticas abordadas. 
			 
			
			Referência inicial de leitura e pesquisa:  
			
			PACKTER, Lúcio. Filosofia Clínica: propedêutica. Porto 
			Alegre: AGE, 1997. 
			
			PACKTER, Lúcio. Cadernos de Filosofia Clínica. Disponível em: 
			www.filosofiaclinica.com.br 
			
			KRAUSE, Idalina. A arte de compartilhar: filosofia Clínica. 
			Porto Alegre: Editora Evangraf Ltda, 2007.   
			
			  
			
			Observações: 
			
			a) este Curso  Livre de Especialização em Filosofia Clínica é 
			da responsabilidade da Dra. Idalina Krause; conta com o apoio do 
			Instituto Packter; b) o curso será viabilizável com no mínimo seis 
			(6) alunos regularmente matriculados.    |