"O autoconhecimento transforma o sujeito em objeto. O alvo é a busca da verdade objetiva não sobre aquilo que se apresenta para ser conhecido, mas sobre aquele que se debruça sobre o desconhecido: o sujeito que conhece, reconhece desconhecer e deseja conhecer mais. O que acontece quando o sujeito do conhecimento volta-se da natureza externa para si próprio? ... A resposta, assim como o empreendimento, é paradoxal. Sob um certo ângulo e em certo sentido, a busca de conhecimento objetivo sobre nós mesmos — o entendimento estritamente científico do ser humano sobre si próprio — não só já progrediu espantosamente como promete transformar e revolucionar de forma ainda mais radical a nossa autocompreensão e auto-imagem. Ninguém pode dizer, a esta altura, o que nos aguarda e até onde se poderá chegar ao longo desse caminho."

Trecho de Auto-engano, de Eduardo Giannetti.

 


 

 

Para acessar o áudio editado do evento, clique aqui.

 

 

Explicação

Muitas pessoas estão apreensivas, algumas manifestam medo, várias não sabem como proceder. O Covid-19 e as manifestações pelo Mundo causaram desamparo, perplexidade, ansiedade.

 

O que a Filosofia pode trazer como orientação, indagação, acolhimento, quando possível?

 

O que vemos, como percebemos, o que é alcançado quando a pessoa usualmente gira e ao invés de olhar para fora, olha para dentro de si mesma?

Se existem caminhos para a serenidade, a responsabilidade, a aprendizagem em momentos difíceis, quais são eles? Como podem ser acessados? O que significa isso no pragmatismo dos nossos dias de dificuldades?

Utilizaremos como ilustração a obra Tipos de Perturbação, de Lydia Davis.

 

 

Programa, Dia, Horário

17h30 - 19h10, domingo,  22 de março

 

1. Um painel do que está acontecendo neste momento

    com a questão do Covid-19.

2. Elementos em Filosofia Clínica.

3. Encaminhamentos.

 

 

Como o evento será realizado - Inscrições

O estudo será feito somente a distância.

A pessoa interessada deve enviar um e-mail com o nome completo para institutopackter@uol.com.br solicitando uma vaga para o evento. Enviaremos o link de acesso, conforme a disponibilidade de vagas.

 

Investimento

O evento é gratuito, parte do Projeto de Colaboração Social do Instituto Packter.

 

Número de Vagas

O Instituto Packter disponibiliza 30 vagas para a participação neste estudo.