www.institutopackter.com.br
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Amanhecer

um estudo filosófico

19 e 20 de agosto de  2022

 

 

Explicação -

 

O amanhecer trará máquinas e inteligências informatizadas que realizarão o nosso trabalho? Não teremos mais médicos, professores, agricultores? Seremos ainda humanos ou nos tornaremos sínteses sem uma identidade? O que acontecerá com a família, com os relacionamentos? Quais as dimensões em Deus? O que sinalizam nas estradas?

 

Quais os critérios e modos de compreensão?

 

No prefácio à obra À escuta do infinito, de Marcelo Gleiser, Bortolo Valle escreveu:

 

"O nosso tempo, assentado sobre a hegemonia de uma razão triunfante, dominado por uma visão tecnocientífica, especializou-se na compreensão descritiva do mundo e perde, dia a dia, a intimidade primeira com o encantamento. O mundo comunga, hoje, de uma convicção resultante do triunfo das luzes da Razão fazendo recuar definitivamente mitos, superstições e religiões.

 

O homem “liberto” vivencia certezas proféticas como aquela de Espinosa a mostrar que ele, tomado por seus medos e esperanças, não se comporta mais “como se a natureza com ele delirasse”, assume a tarefa proposta por Bacon para tornar seu Saber um Poder e empenha-se no projeto sugerido por Descartes para ser “mestre e possuidor da natureza”. Este mesmo homem se tem convencido com Hobbes de que “pensar é calcular” e com Planck na certeza de que “só é real o que pode ser medido”, e todos veem nesse quadro programático o penhor de uma suposta emancipação humana acreditando num poder soberano e indiscutível da ciência.

 

O conhecimento, no entanto, nos deve conduzir, antes, ao insuperável sentido do homem e este é, em sua essência, mistério. Antes de nos relegar aos limites da impotência, o mistério é a condição primeira de nossa busca. Nossa sede de saber não se sacia jamais com a posse, mas com o desconforto oportunizado por aquilo que ainda não somos e ainda não temos. O cultivo do espírito é, por sua natureza, avesso à lógica de lucros seletivos e, por isso, o conhecimento que se exalta numa pretensa posse da verdade é o mesmo que realiza suas exéquias.

 

Por certo, o céu estrelado se apresenta tanto ao poeta quanto ao cientista; não certamente mais sobre este do que aquele. Uma descrição físico-química-mecânica de uma noite estrelada, dela não lhe retira o enigma do êxtase."

Um estudo ilustrado com inspiradas obras e filmes.

 

Um abraço,

 

Lúcio

 

 


 

Funcionamento -  Transmissão pelo Zoom, som e imagem, com trechos selecionados e explicados de livros e de vídeos em destaque, mais conversações com Lúcio Packter.

 


 

Número de vagas - 25

 


 

 Como efetuar a inscrição -

1. Se você é aluno dos nossos cursos avançados (que são realizados terças e sextas-feiras à noite, 19h00), escreva para institutopackter@uol.com.br  informando que solicita uma vaga para o curso "Dos modos de amanhecer". Não é necessário enviar qualquer outro dado.

 

Se não é aluno dos nossos cursos avançados, por favor envie seu nome completo, cpf e e-mail.

 

 

2. Em até 48 horas após recebermos o seu e-mail responderemos enviando uma carta contendo o boleto de inscrição e demais informações, desde que tenhamos vagas.

 

 

3. Enviaremos até um dia antes do evento uma carta com explicações detalhadas sobre os procedimentos, horários, interatividade, senha e outros assuntos.

 


 

4. Valor da inscrição -

 

 153,00 - para alunos dos cursos avançados do Instituto Packter que farão pelo Zoom.

 

 253,00 - para o público em geral e alunos dos nossos outros cursos.

 


 

5. Não é fornecido certificado neste evento.

 

6. Eventualmente, livros e filmes podem ser modificados.

 

** as vagas serão disponibilizadas conforme a ordem cronológica de chegada dos e-mails.

 

*** ao final de cada dia de trabalho, entre 20 e 30 minutos de conversações com Lúcio Packter sobre os temas trabalhados.

 

Retorno à página inicial

Retorno ao Programa