www.institutopackter.com.br
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contemporaneidade

alguns impasse de uma época

27 e 28 de maio  de  2022

 

 

Explicação -

 

Quais questões neste momento da contemporaneidade habitam os homens? Estamos de fato vazios, céticos, perdidos e ansiosos? Ou partes de nós assim estão? O que houve e para quantos de nós foi desse modo? O que pensam alguns dos importantes pensadores neste momento?

 

Vejamos algumas ilustrações:

 

Giogio Agamben escreveu no ápice da pandemia na Itália, início de 2020: "A primeira coisa que a onda de pânico que paralisou o país põe em evidência é que nossa sociedade não acredita em mais nada, a não ser na vida nua. É evidente que os italianos estão dispostos a sacrificar praticamente tudo, as condições normais de vida, as relações sociais, o trabalho, até mesmo as amizades, os afetos e as convicções religiosas e políticas pelo perigo de ficar doentes. A vida nua – e o medo de perdê-la – não é algo que una os homens, mas que os cega e os separa".

 

 

Michel Maffesoli, em Pactos Emocionais, pontua: "Menos compreensível é quando aqueles que têm por função estar vigilantes a esses formigueiros humanos e às efervescências culturais contentam-se, cegos por seus preconceitos, em agir como defensores das boas maneiras, dizimando, na sua tranquila certeza, as vibrantes comoções sociais. Em sendo assim, estimulam a assepsia social".

 

E menciona mudança em nossas identidades: "Na verdade, nós estamos deixando para trás uma época na qual o homem se considerava o “mestre e senhor de si e do universo” (Descartes). Época na qual ele pensava que estivesse fazendo história. O universalismo, a moral e o contrato social são as palavras-chave dessa sensibilidade. Mas eis que, subrepticiamente (as verdadeiras revoluções, como se diz, “avançam a passo de pomba”), esse otimismo satura-se e tende a deixar espaço à emergência de um destino ao qual convém ajustar-se".
 

 

De diversas áreas, muitos pensadores se mostram incomodados, das estrelas do céu às estrelas do mar, tudo parece ser culpabilizado, nós e todos os outros incluídos.

 

Hans-Hermann Hoppe em sua obra What Must Be Done ilustra um segmento da inquietação: "O Estado, que deveria nos proteger, na verdade nos deixou completamente impotentes. Ele tira das pessoas mais da metade de sua renda para ser distribuída de acordo com o sentimento público, e não de acordo com os princípios da justiça. Ele submete nossa propriedade a milhares de regulamentações arbitrárias e invasivas. Não podemos mais contratar e demitir livremente as pessoas por qualquer motivo que consideremos bons e necessários.

...

Em vez de nos proteger, portanto, o Estado nos entregou e entregou nossa propriedade à multidão e seus instintos coletivos. Em vez de nos salvaguardar, ele nos empobrece, ele destrói nossas famílias, as organizações locais, as fundações privadas, clubes e associações, atraindo-os todos, cada vez mais, para sua órbita".

 

Nada parece sobrar em qualquer parte. Críticas corroem os tecidos e um ar de tristeza ou de alegria afetada demovem dos lugares os anseios melhores. O que sobra? Considere um trecho de Yuval Noah Harari, em 21 Lições para o Século 21: "...é um erro depositar tanta confiança no indivíduo racional. Pensadores pós-coloniais e feministas destacaram que esse “indivíduo racional” pode muito bem ser uma fantasia chauvinista ocidental, glorificando a autonomia e o poder de homens brancos de classe alta. Como observado anteriormente, economistas comportamentais e psicólogos evolucionistas demonstraram que a maioria das decisões humanas é baseada em reações emocionais e atalhos heurísticos e não em análise racional, e que, enquanto nossas emoções e nossa heurística talvez fossem adequadas para lidar com a vida na Idade da Pedra, são lamentavelmente inadequadas na Idade do Silício".

 

Ou será que a identificação de problemas, um sintoma dos tempos, mira no fundo elementos melhores e se constitui em um dos modos de esperança e trabalho para dias promissores? Será que na raiz das almas que pesquisam podemos ouvir vozes como a espelhar conteúdos como os de Maria Montessori em A Educação e a Paz? Ela escreveu: "Toda a humanidade, trabalhando para o bem comum, está, mesmo não o fazendo conscientemente, criando um mundo novo que deve ser o mundo da paz. Os imensos esforços dos homens que penaram, fizeram descobertas, estudaram e sofreram, em uma palavra, fizeram todo o trabalho da humanidade, serão vistos como os que tiveram uma única meta, a criação de um mundo pacífico. Todos os homens, mesmo tendo lutado uns contra os outros, mesmo que tenham feito guerras e se defrontado em campos de batalha, mesmo que guerreiem ainda hoje, terão, apesar de tudo, trabalhado ao longo da história pela edificação de um mundo que será o da paz. Os homens são, na verdade, melhores do que aparentam. Em verdade, os seres humanos me impressionam por sua extrema bondade e imensa caridade. Mas sua bondade e sua caridade são tão inconscientes que eles nem sequer percebem que possuem essas virtudes".

 

Em nosso estudo observaremos e pesquisaremos algumas das questões instigantes da contemporaneidade para muitas pessoas. Quais as inspirações possíveis? Quais os caminhos prováveis? O que podemos considerar como eventuais disposições indicadas?

 

Um abraço,

 

Lúcio

 



 

 


 

Funcionamento -  Transmissão pelo Zoom, som e imagem, com trechos selecionados e explicados de livros e de vídeos em destaque, mais conversações com Lúcio Packter.

 


 

Número de vagas - 35

 


 

 Como efetuar a inscrição -

1. Se você é aluno dos nossos cursos avançados (que são realizados terças e sextas-feiras à noite, 19h00), escreva para institutopackter@uol.com.br  informando que solicita uma vaga para o curso "Contemporaneidade". Não é necessário enviar qualquer outro dado.

 

Se não é aluno dos nossos cursos avançados, por favor envie seu nome completo, cpf e e-mail.

 

 

2. Em até 48 horas após recebermos o seu e-mail responderemos enviando uma carta contendo o boleto de inscrição e demais informações, desde que tenhamos vagas.

 

 

3. Enviaremos até um dia antes do evento uma carta com explicações detalhadas sobre os procedimentos, horários, interatividade, senha e outros assuntos.

 


 

4. Valor da inscrição -

 

 186,00 - para alunos dos cursos avançados do Instituto Packter que farão pelo Zoom.

 

 312,00 - para o público em geral e alunos dos nossos outros cursos.

 


 

5. Não é fornecido certificado neste evento.

 

6. Eventualmente, livros e filmes podem ser modificados.

 

** as vagas serão disponibilizadas conforme a ordem cronológica de chegada dos e-mails.

 

*** ao final de cada dia de trabalho, entre 20 e 30 minutos de conversações com Lúcio Packter sobre os temas trabalhados.

 

Retorno à página inicial

Retorno ao Programa