www.institutopackter.com.br
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Endereços

um estudo filosófico

17 e 18 de julho de  2022

 

 

Explicação -

 

Viajar existencialmente ao longo da historicidade pessoal, encontrar recantos aprazíveis, lugares de paz, enseadas calmas, momentos hidratantes para a alma? Isso é possível? Quando e de que modo isso poderia ser realizado de modo responsável, cuidadoso?

 

Quais os critérios e os caminhos?

 

Vamos a exemplos.

 

Em sua obra A Educação e a Paz, Maria Montessori anteviu alguns mananciais:

 

"Os jovens podem fazer, com paixão, na calma e na serenidade, um belo trabalho, que permita à jovem personalidade se desenvolver e encontrar objetivos dignos dela. Se os jovens são, em dado momento, chamados a participar ativamente da vida da humanidade, devem antes perceber que têm uma grande missão a realizar e preparar-se para ela. E devem ter a possibilidade de meditar um pouco sobre ela. Chamamos esse período de “período do deserto”. O próprio Cristo, logo que saiu da infância, isolou-se no deserto antes de iniciar sua altíssima missão. O homem preparado dessa forma realizará sua missão fiel e conscienciosamente."

São diversos os caminhos. Talvez outro deles esteja naquilo que apontou o neurologista Oliver Sacks na obra Um Antropólogo em Marte:

 

"A filósofa Eva Brann costuma chamar a memória de “a despensa da imaginação”, e (como Edelman) vê as lembranças, já de saída, como imaginativas, criativas: "A memória imaginativa não apenas armazena para nós os momentos passados da percepção; ela também transfigura, distancia, vivifica e descarta — dá nova forma a impressões anteriormente concebidas, transforma premências opressivas em perspectivas distantes [...] afrouxa a obstinação por um desejo intenso, transformando-a em desígnio produtivo"."

 

Endereços existenciais podem ser localidades, como escreveu Cecília Meireles em Ilusões do Mundo:

 

"Uma janela de Amsterdã mostrava a cidade como um desenho finamente traçado, com suas torres, suas fachadas pontudas, delicados pormenores arquitetônicos... – e, no primeiro plano, um canal, um barco cheio de flores; o passado e o presente, a graça e o trabalho da vida holandesa, tudo aquilo que depois se vai descobrindo pouco a pouco e se pode chegar a amar profundamente."
 

Estudaremos exemplos como esses e outros utilizando encartes de filmes e livros.
 

Um abraço,

 

Lúcio

 

 


 

Funcionamento -  Transmissão pelo Zoom, som e imagem, com trechos selecionados e explicados de livros e de vídeos em destaque, mais conversações com Lúcio Packter.

Teremos oito vagas presenciais, para os estudiosos que realizarão a Semana de Estudos de 19 a 23 de julho (neste caso é essencial avisar no e-mail de inscrição que o participante realizará o estudo presencialmente).

 

 


 

Número de vagas - 30 (a distância) e 8 (presenciais).

 


 

 Como efetuar a inscrição -

1. Se você é aluno dos nossos cursos avançados (que são realizados terças e sextas-feiras à noite, 19h00), escreva para institutopackter@uol.com.br  informando que solicita uma vaga para o curso "Endereços". Não é necessário enviar qualquer outro dado.

 

Se não é aluno dos nossos cursos avançados, por favor envie seu nome completo, cpf e e-mail.

 

 

2. Em até 48 horas após recebermos o seu e-mail responderemos enviando uma carta contendo o boleto de inscrição e demais informações, desde que tenhamos vagas.

 

 

3. Enviaremos até um dia antes do evento uma carta com explicações detalhadas sobre os procedimentos, horários, interatividade, senha e outros assuntos.

 


 

4. Valor da inscrição -

 

103,00 - para participantes da Semana de Estudos que realizarão este estudo dos dias 17 e 18 de julho presencialmente.

 

163,00 - para alunos dos cursos avançados do Instituto Packter que farão pelo Zoom.

 

 263,00 - para o público em geral e alunos dos nossos outros cursos.

 


 

5. Não é fornecido certificado neste evento.

 

6. Eventualmente, livros e filmes podem ser modificados.

 

** as vagas serão disponibilizadas conforme a ordem cronológica de chegada dos e-mails.

 

*** ao final de cada dia de trabalho, entre 20 e 30 minutos de conversações com Lúcio Packter sobre os temas trabalhados.

 

Retorno à página inicial

Retorno ao Programa