www.institutopackter.com.br
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os Espelhos

considerações  filosóficas

30 de abril e 01 de maio  de  2022

Atenção: vagas esgotadas!                                                           

 

 

 

Explicação - O que dizem os espelhos? São apógrafos? Fazem eles traslações fidedignas da parte que representam? Ou são construções de especificidades como duplicação, como reprodução de um mesmo elemento? O que acontece quando o espelho mostra algo que não sabíamos em nós? Ele ainda é espelho ao fazer isso?

 

Tome como um exemplo de reprodução, ajuste e expansão do espelho o que segue. Gianni Vattimo escreveu em seu livro Não ser Deus:

 

"Percorrer a Itália de cima a baixo, rodar o mundo, encontrar milhares de pessoas de todos os tipos e em todos os continentes, dar aulas, conferências, debates... foi e é uma das coisas mais belas e mais afortunadas de minha vida. É uma atividade que recobre um espectro quase infinito de sensações: esforço, divertimento, satisfação, afeição, emoção, preocupação, novidade, estímulo intelectual.

...

Em julho de 1964, eu não tinha nem trinta anos, Gilles Deleuze me convida para a conferência internacional sobre Nietzsche em Royaumont, e lá – além de conhecer Michel Foucault, Pierre Klossowski, Henri Birault – revejo Karl Löwith, que já conhecia de Heidelberg. Encontro também Gabriel Marcel, que vejo chorar de emoção durante minha apresentação. Meu Deus. Depois me dizem que ele sempre chorava, estava idoso, as lágrimas lhe vinham à toa, e a coisa dentro de mim se redimensiona um pouco."

 

Páginas depois, Vattimo explica:

 

"Foi com Gadamer, na verdade, que aprendi que toda experiência de verdade é experiência interpretativa, um tema mais desenvolvido por meu mestre Pareyson do que pelo próprio Gadamer. Um ato de conhecimento é algo que diz respeito tanto a você quanto ao objeto que você interpreta: a pessoa do outro, a obra que você lê. Você muda enquanto interpreta aquela coisa, mas muda também a coisa porque cola-se por cima dela uma nova interpretação."

Por outros caminhos, Charles Baudelaire em O Pintor da Vida Moderna particulariza como espelhos podem ir além dos modelos que reproduzem tornando os modelos "espelhos de seus espelhos" - em uma licença ao texto de Baudelaire:

 

 

"Se observarmos as exposições de quadros modernos, ficaremos impressionados com a tendência geral dos artistas a vestir todos os personagens com trajes antigos. Quase todos se valem das modas e dos móveis da Renascença, como David se valia das modas e dos móveis romanos. Há, entretanto, uma diferença: David, tendo escolhido personagens particularmente gregos ou romanos, não podia senão vesti-los à antiga, enquanto os pintores atuais, escolhendo personagens de uma natureza geral, aplicável a todas as épocas, teimam em envolvê-los em trajes da Idade Média, da Renascença ou do Oriente. Trata-se, evidentemente, de sinal de grande preguiça, pois é muito mais cômodo declarar que tudo é absolutamente feio no vestuário de uma época do que se esforçar por extrair a beleza misteriosa que ele possa conter, por mais escassa ou insignificante que seja. A modernidade é o transitório, o fugidio, o contingente, a metade da arte, cuja outra metade é o eterno e o imutável."

 

 

 


 

Funcionamento -  Transmissão pelo Zoom, som e imagem, com trechos selecionados e explicados de livros e de vídeos em destaque, mais conversações com Lúcio Packter.

 


 

Número de vagas - 35

 


 

 Como efetuar a inscrição -

1. Se você é aluno dos nossos cursos avançados (que são realizados terças e sextas-feiras à noite, 19h00), escreva para institutopackter@uol.com.br  informando que solicita uma vaga para o curso "Os Espelhos". Não é necessário enviar qualquer outro dado.

 

Se não é aluno dos nossos cursos avançados, por favor envie seu nome completo, cpf e e-mail.

 

 

2. Em até 48 horas após recebermos o seu e-mail responderemos enviando uma carta contendo o boleto de inscrição e demais informações, desde que tenhamos vagas.

 

 

3. Enviaremos até um dia antes do evento uma carta com explicações detalhadas sobre os procedimentos, horários, interatividade, senha e outros assuntos.

 


 

4. Valor da inscrição -

 

 178,00 - para alunos dos cursos avançados do Instituto Packter que farão pelo Zoom.

 

 263,00 - para o público em geral e alunos dos nossos outros cursos.

 


 

5. Não é fornecido certificado neste evento.

 

6. Eventualmente, livros e filmes podem ser modificados.

 

** as vagas serão disponibilizadas conforme a ordem cronológica de chegada dos e-mails.

 

*** ao final de cada dia de trabalho, entre 20 e 30 minutos de conversações com Lúcio Packter sobre os temas trabalhados.

 

Retorno à página inicial

Retorno ao Programa