www.institutopackter.com.br
 

    

Inspirações Filosóficas - conteúdo programático

- estudos  semanais com 50 minutos de duração -

* obras e temas podem ser eventualmente substituídos.

                             

 

 

5 de agosto de 2022 - sexta-feira

 

Fausto, de Goethe

 

A partir de 1775 e então por praticamente toda a vida, Goethe escreve e reescreve Fausto, uma advertência e uma ponderação sobre os dilemas do homem da modernidade.

 

 

 

 

 

 


 

12 de agosto  de 2022 - sexta-feira

 

Comportamento e Função

 

Um estudo sobre um dos tópicos da Estrutura do Pensamento.

 

 

 

 


 

 

19 de agosto  de 2022 - sexta-feira

 

Um pequeno tratado informal sobre como a alma considera o mundo a partir do olhar, da visão, das conformações que corpo e transcendência comungam. O neurologista inglês constrói o prisma existencial a começar da medicina.

 

 

 


 

 

26 de agosto  de 2022 - sexta-feira

 

Jorge Amado era um homem com idade avançada quando Zélia Gattai faz o retrato da memória nesta obra. Poesia, viagens, amigos, tristezas e alegrias. Em Zélia o sorriso acompanha a ingenuidade e a profundidade da vida em suas distrações.

 

 

 

 


 

 

2 de setembro   de 2022 - sexta-feira

 

Obra da maturidade de Rachel de Queiroz, esta obra de 1969 trouxe um recado para uma época, uma inspiração sobre questões que a partir de então seriam das pautas dos dias frequentemente. Daniel, o menino do livro, o emblema e o horizonte.

 

 

 

 

 


 

 

9  de setembro   de 2022 - sexta-feira

Muito será da coincidência, muito confluirá também para que assim pareça, e outras coisas habitarão elementos que podem fluir e nutrir pelo acaso, pelo inusitado.

Uma inspiradora crônica para a nossa época, com lições que encontram lugares nos cotidianos. Outra bela obra de João Anzanello Carrascoza.

 

 

 

 

 

 

 

 


 

16 de setembro  de 2022 - sexta-feira

 

O escritor traz esta curta novela ao público em 1920 (mas somente pode publicar quatro anos depois). Uma obra sobre os muros, as celas, a clausúra e as chaves que fazem ultrapassar determinados entraves.

 

 

 

 


 

 

23 de setembro  de 2022 - sexta-feira

 

Publicada em 2011 em Israel, esta obra foi um dos modos de David Grossman se pronunciar a respeito de uma das mais delicadas situações que viveu. Estudioso, Grosman percebe uma entrada na Idade Média e ergue uma pungente alegoria existencial.

 

 

 

 


 

7 de outubro  de 2022 - sexta-feira

 

Durante a década de 70 o poeta Leonardo Fróes publicou páginas sobre as relações, a vegetação, os jardins, a essência que habita animais e flores. Encontramos muito de suas aprendizagens, do cuidadoso tradutor de William Faulkner, Edward Osborne Wilson, Shelley, Virginia Wollf, entre outros.

 

 

 

 

 

 


 

14 de outubro  de 2022 - sexta-feira

 

O filósofo estoico de Andaluzia, Lúcio Sêneca, entendia que a razão conversaria com a realidade ao lidar com as intempéries, assim rumo a uma vida maior; esta seria uma possibilidade. Ética rumo à serenidade, uma trajetória da razão.

 

 

 


 

 

21 de outubro  de 2022 - sexta-feira

 

Um coronel reformado aguarda uma carta que parece ser sempre adiada pela burocracia. Em uma pequena aldeia ele aguarda e vive com dificuldades. A carta traria o pagamento da aposentadoria, traria tranquilidade, traria o que ele considera justo. A demora é o ambiente da reflexão.

 

 

 

 


 

 

28 de outubro  de 2022 - sexta-feira

 

Desde que apareceu em 1913 na França, esta obra do jovem Alain-Fournier, que então contava com 26 anos e que viveria poucos meses mais, encantou gerações de franceses. Uma história sobre alguém que busca vida afora uma realização que viveu, que desapareceu.

 

 

 

 

 

 

 


 

 

4 de novembro  de 2022 - sexta-feira

 

O escritor chileno Benjamin Labatut mostrou a ciência de uma outra perspectiva, intimista, evidenciando que elementos de subjetividade podem ter outras relevâncias pouco visíveis na seara cientificista.

 

 

 

 

 

 

 


 

11 de novembro  de 2022 - sexta-feira

 

O "caboclismo" de Monteiro Lobato, um ser longe dos ideais da época, o incômodo do autor com as queimadas na fazenda, suas dificuldades. A figura de Jeca Tatu. As inovações de Lobato, como a linguagem coloquial.

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

18 de novembro  de 2022 - sexta-feira

 

Margaret Atwood oferece um caminho a ser ponderado nesta singela obra de 1978. Portas e janelas, alamedas, lugares e princípios.

 

 

 

 

 

 


 

25 de novembro  de 2022 - sexta-feira

 

A humanidade não é linear, não percebe seus paradoxos, não é de fato humana? Em quais proporcionalidades somos o que somos? Uma ilustração das oscilações a partir da Índia.

 

 

 

 

 


 

9 de dezembro  de 2022 - sexta-feira

 

Nesta obra de coletâneas publicada em 2011, o escritor britânico Barnes faz uma resenha de um tempo, de uma sociedade. Um mosaico que exibe um dos espelhos mais utilizados em nossos dias.

 

 

 

 

 


 

 

16 de dezembro  de 2022 - sexta-feira

 

Conversações filosóficas

 


 

 

 

 

 

  • funcionamento e inscrições

  • retorno para a página principal

  •