www.institutopackter.com.br
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agnição e Levidade

ilustrações filosóficas

11 e 12 de março de  2022

                                                          

 

Explicação - Este estudo é um ensaio sintético, ou seja, uma análise breve, com o intuito de afirmar determinadas áreas existenciais nas quais a leveza se torna um apontamento importante - por vezes recomendável.

 

Quais as experiências em nossas vidas que podem ter como recomendação a levidade? Isso considerando a singularidade, a especificidade de cada experiência em cada pessoa.

 

Tome como um exemplo o que segue

 

"Havia uma mulher em Hulda, muito próxima a mim, idosa, das fundadoras, que no fim da vida, quando já estava bastante doente, me disse:

 

“Se eu precisasse viver minha vida novamente, eu abriria mão das comissões e das reuniões e dos cargos públicos, e teria um piano em casa e convidaria pessoas e faria em casa saraus em que tocaria, cozinharia, pintaria e receberia pessoas”.

 

E eu lhe disse: “Diga, por que você acha que é impossível ter as duas coisas?”.

 

Ela não respondeu. Em vez de responder ela de repente irrompeu num choro terrível. Não lhe ocorrera uma única vez que não era uma questão de ou isso ou aquilo. Nunca esquecerei esse choro dela. Nunca. Mas também isso começa a mudar no mundo de hoje, em todos os lugares. Não mudou o bastante, mas está mudando.

 

Quando eu olhava para meus vizinhos em Arad, ou também meus vizinhos em Tel Aviv, casais jovens, dezenas de anos mais jovens que eu e que Nili, percebia que já era um pouco diferente."

Trecho do livro "Do que é feita a maçã", de Amós Oz. 

 


 

Funcionamento -  Transmissão pelo Zoom, som e imagem, com trechos selecionados e explicados de livros e de vídeos em destaque, mais conversações com Lúcio Packter.

** teremos 4 vagas para acompanhamento presencial. Neste caso, a inscrição deve ser feita mediante consulta prévia em entrevista realizada por telefone, uma vez que seguimos os protocolos de segurança conforme o quadro da pandemia.

 


 

Número de vagas - 46 vagas (pelo Zoom) e 4 (presenciais, no Instituto Packter).

 


 

 Como efetuar a inscrição -

1. Se você é aluno dos nossos cursos avançados, escreva para institutopackter@uol.com.br  informando que solicita uma vaga para o curso "Agnição e Levidade". Não é necessário enviar qualquer outro dado.

 

Se não é aluno dos nossos cursos avançados, por favor envie seu nome completo, cpf e e-mail.

 

 

2. Em até 48 horas após recebermos o seu e-mail responderemos enviando uma carta contendo o boleto de inscrição e demais informações, desde que tenhamos vagas.

 

 

3. Enviaremos até um dia antes do evento uma carta com explicações detalhadas sobre os procedimentos, horários, interatividade, senha e outros assuntos.

 


 

4. Valor da inscrição -

 

 128,00 - para alunos dos cursos avançados do Instituto Packter que farão pelo Zoom.

* para fazer o curso presencial o valor é maior.

 

 223,00 - para o público em geral.

 


 

5. Não é fornecido certificado neste evento.

 

6. Eventualmente, livros e filmes podem ser modificados.

 

** as vagas serão disponibilizadas conforme a ordem cronológica de chegada dos e-mails.

 

*** ao final de cada dia de trabalho, entre 20 e 40 minutos de conversações com Lúcio Packter sobre os temas trabalhados.

 

Retorno à página inicial

Retorno ao Programa