www.institutopackter.com.br
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os Infinitos em Gotinhas de Água

um estudo filosófico

18 e 19 de novembro de  2022

 

 

Explicação -

 

Carlo Rovelli, proeminente físico italiano, escreve que a natureza está lidando conosco como aquele velho rabino da história. Ele conta:

 

"...aquele rabino idoso consultado por dois homens para resolver uma disputa. Depois de ouvir o primeiro, o rabino disse:

“Você tem razão”.

O segundo insistiu para ser ouvido. O rabino o escutou e lhe disse:

“Você também tem razão”.

Então a mulher do rabino, que escutava a conversa de outra sala, gritou:

“Mas os dois não podem ter razão ao mesmo tempo!”.

O rabino pensou um pouco, concordou e concluiu:

“Você também tem razão”.

 

Rovelli explica que diante de novos inventos, diferentes e mesmo antagônicos entre eles, a natureza diz que, de qualquer modo, temos razão! Se discordamos então da natureza e pontuamos seu paradoxo, ela novamente afirma que temos razão...!

 

No texto ele se referia especificamente às relações entre a relatividade geral e a mecânica quântica.

 

Se Rovelli estiver certo, há motivos importantes para a prudência em questões existenciais que perdem com precipitações e pré-juízos nocivos. Daniel Kahneman, em sua obra Rápido e Devagar, escreveu:

 

"O grande comediante Danny Kaye tinha uma frase que nunca saiu de minha cabeça desde a adolescência. Falando de uma mulher de quem não gosta, ele diz: “Sua posição favorita é ao lado dela mesma e seu esporte favorito é o salto para as conclusões.”

A frase veio à tona, eu me lembro, na conversa inicial com Amos Tversky sobre a racionalidade das intuições estatísticas...

Tirar conclusões precipitadas é eficaz se há grande probabilidade de que as conclusões estejam corretas e se o custo de um ocasional erro for aceitável, e se o “pulo” poupa grande tempo e esforço. Pular para as conclusões é arriscado quando a situação é pouco familiar, existe muita coisa em jogo e não há tempo para reunir mais informação."

Talvez uma primeira conclusão esteja em Paul Feyerabend, nas lições trentinas, ao citar  Steven Weinberg: “quanto mais conhecemos sobre o universo, mais despropositado ele parece”.

 

Paul Feyerabend então explana:

 

"De todo modo, a ideia de um mundo harmonioso ao qual todos pertencemos é apenas uma ideia entre outras tantas. Não pode servir de medida para todo o resto.

 

Mas mesmo que o mundo fosse um só, não temos nenhuma garantia de que uma única visão de mundo seria o melhor guia para se orientar nele. Além de serem incompletas, visões de mundo são enganadoras e, para usar uma expressão um tanto exagerada, reduzem nossa humanidade. Visões de mundo sugerem que, para progredir, os modelos podem e talvez até mesmo devem desconsiderar detalhes e questões pessoais e se ocupar apenas de tendências gerais. Mas e se não existirem tais tendências? E se o que consideramos como tais tendências não passar de projeções de nossos próprios limites?"
 

Nosso estudo de novembro trará algumas considerações em Filosofia Clínica para essas questões por meio dos conectivos, as conectividades, fenômeno associativo da Matemática Simbólica.

 

Convido a este estudo a ser realizado em novembro.

 

Um abraço,

 

Lúcio

 

 


 

Funcionamento -  Transmissão pelo Zoom, som e imagem, com trechos selecionados e explicados de livros e de vídeos em destaque, mais conversações com Lúcio Packter.

 


 

Número de vagas - 35.

 


 

 Como efetuar a inscrição -

1. Se você é aluno dos nossos cursos avançados (que são realizados terças e sextas-feiras à noite, 19h00), escreva para institutopackter@uol.com.br  informando que solicita uma vaga para o curso "Os Infinitos em Gotinhas de Água". Não é necessário enviar qualquer outro dado.

 

Se não é aluno dos nossos cursos avançados, por favor envie seu nome completo, cpf e e-mail.

 

 

2. Em até 48 horas após recebermos o seu e-mail responderemos enviando uma carta contendo o boleto de inscrição e demais informações, desde que tenhamos vagas.

 

 

3. Enviaremos até um dia antes do evento uma carta com explicações detalhadas sobre os procedimentos, horários, interatividade, senha e outros assuntos.

 


 

4. Valor da inscrição -

 

 206,00 - para alunos dos cursos avançados do Instituto Packter que farão pelo Zoom.

 

 486,00 - para o público em geral e alunos dos nossos outros cursos.

 


 

5. Não é fornecido certificado neste evento.

 

6. Eventualmente, livros e filmes podem ser modificados.

 

** as vagas serão disponibilizadas conforme a ordem cronológica de chegada dos e-mails.

 

*** ao final de cada dia de trabalho, entre 20 e 30 minutos de conversações com Lúcio Packter sobre os temas trabalhados.

 

Retorno à página inicial

Retorno ao Programa