www.institutopackter.com.br
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gratuidade

parte do mundo em seguida

17 e 18 de março de  2023

 

 

Explicação -

 

É compreensível que recursos como ChatGPT, Blender Bot 2, Galactica, Bard e outros tragam esperanças, receios, confusões, muitas indagações.

 

Historicamente tem sido assim. Quando Gutenberg mostrou que meios mecânicos poderiam reproduzir códices velozmente, enquanto até então isso levava semanas, houve alegrias, temores, comentários de várias ordens.

 

E o Enciclopedismo, século XVIII, na França? Dentro do Iluminismo, causou imensas movimentações na alma humana.

 

São muitos os exemplos ao longo da história da humanidade.

 

Agora estamos diante de um exemplo de novo Enciclopedismo inteligente que propiciará em meses desenvolvimentos que seriam realizados em anos em diversas áreas. Mas traz com ele algumas questões importantes que causam apreensões, dilemas. São questões que pedem atenção e cuidados.

 

Um dos benefícios é um provável novo pacto social, semelhante ao que houve a partir de 1860 na Europa, com o aparecimento das sociais democracias.  O Estado poderá talvez finalmente cumprir as funções consultivas, administrativas e as judiciárias de modo eficaz sem ser um incômodo para a pessoa. Em um novo pacto social teremos a oportunidade de construir modelos sofisticados, aprimorados de novas sociais democracias. Um dos elementos importantes que pode colaborar com os estratos que surgem é a gratuidade em ampla margem.

 

O que é isso? Entre outras coisas, que o próprio exercício de viver é seu sustento e justificativa; ou seja, menos trabalho e mais recursos para a pessoa.

 

Mas como é possível e como isso se traduz na prática do cotidiano?

 

Este é o tema do nosso estudo de março.

 

Hannah Arendt escreveu em "Entre o passado e o futuro":

 

"O mundo, visto que feito por mortais, se desgasta, e, dado que seus habitantes mudam continuamente, corre o risco de tornar-se mortal como eles. Para preservar o mundo contra a mortalidade de seus criadores e habitantes, ele deve ser, continuamente, posto em ordem. O problema é simplesmente educar de tal modo que um por-em-ordem continue sendo efetivamente possível, ainda que não possa nunca, é claro, ser assegurado. Nossa esperança está pendente sempre do novo que cada geração aporta; precisamente por basearmos nossa esperança apenas nisso, porém, é que tudo destruímos se tentarmos controlar os novos de tal modo que nós, os velhos, possamos ditar sua aparência futura."

 

 

Educar consistiria em ir além. Por exemplo, Paul Feyerabend pergunta se a ciência é de fato bem sucedida e apropriada para sozinha conduzir as coisas. Em seguida ele indaga se existe uma única visão científica do mundo. E então exclama que intelectuais, especialmente os modernos, evidenciam que o materialismo "foi refutado pela própria ciência".

 

"A mecânica quântica, dizem eles, indica que as principais características do mundo entendido em termos materialistas simplesmente não fazem parte da realidade observada, mas aparecem quando os observadores agem de maneira apropriada. Do contrário, presumir sua existência nem sequer faria sentido. Portanto, o materialismo não descreve o mundo como é “em si e por si”, mas sim um aspecto de uma entidade desconhecida."

 

Diferenciar os elementos não é propriamente sempre simples. São muitos os filósofos que trabalham e que trabalharam nestes fundamentos.

 

Você sabia que de 1929 a 1932 Walter Benjamin realizou diversas falas para crianças na rádio alemã? São notáveis ensinamentos sobre educação, ética, aprendizagem para um amanhã. Um exemplo a seguir, um dos modos como as gratuidades ensaiavam seus começos há muito tempo:

 

"Nas primeiras histórias do Doutor Fausto havia diversos trechos aos quais as pessoas reagiam como nós reagimos hoje às histórias de fantasmas, histórias que achamos esquisitas, às vezes assustadoras, às vezes divertidas, sem ficar pensando muito sobre aquilo tudo depois. Mas havia também trechos diferentes e leitores diferentes. A física e a química eram qualificadas como formas de magia natural, o que nos demonstra bem como esta magia não significava o contrário das práticas mágicas, como entendemos hoje em dia. Quando em algumas histórias, por exemplo, a magia de Fausto consistia em apresentar aos príncipes ou estudantes curiosos os retratos dos gregos antigos, Homero, Aquiles, Helena e outros, e quando por outro lado, alguns leitores já tinham visto ou ouvido falar da Lanterna magica, esse conhecimento de forma alguma servia como refutação, ao contrário, só vinha confirmar os poderes mágicos do Doutor Fausto."

 

As gratuidades não constituem o único aspecto, mas são um dos novos e promissores aspectos em nossos dias muito em breve.

 

Convido ao trabalho desses temas em nosso evento de estudos.

 

Um abraço,

 

Lúcio

 


 

Número de vagas - 35.

 


 

 Como efetuar a inscrição -

1. Se você é aluno dos nossos cursos avançados (que são realizados terças e sextas-feiras à noite, 19h00), escreva para institutopackter@uol.com.br  informando que solicita uma vaga para o curso "As Gratuidades". Não é necessário enviar qualquer outro dado.

 

Se não é aluno dos nossos cursos avançados, por favor envie seu nome completo, cpf e e-mail.

 

 

2. Em até 48 horas após recebermos o seu e-mail responderemos enviando uma carta contendo o boleto de inscrição e demais informações, desde que tenhamos vagas.

 

 

3. Enviaremos até um dia antes do evento uma carta com explicações detalhadas sobre os procedimentos, horários, interatividade, senha e outros assuntos.

 

 


 

4. Valor da inscrição -

 

 130,00 de gratuidade para cada inscrito!

 Restando portanto o valor de 155,00 (já descontada a gratuidade) - para alunos dos cursos avançados do Instituto Packter que farão pelo Zoom.

 

 256,00, já descontada a gratuidade, para o público em geral e alunos dos nossos outros cursos.

 


 

5. Não é fornecido certificado neste evento.

 

6. Eventualmente, livros e filmes podem ser modificados.

 

** as vagas serão disponibilizadas conforme a ordem cronológica de chegada dos e-mails.

 

*** ao final de cada dia de trabalho, entre 20 e 30 minutos de conversações com Lúcio Packter sobre os temas trabalhados.

 

 

Retorno à página inicial

Retorno ao Programa