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Projeto Conversações

um estudo filosófico clínico

 

           

  

 

Projeto Conversações

Dra. Maria Idalina Krause de Campos

 

O Projeto Conversações surge da necessidade de revisão, de aprofundamento e de atualizações referentes aos procedimentos utilizados pelo método da Filosofia Clínica. Trata-se de um projeto Guarda-Chuva que propõe criar debates, discussões, diálogos e orientações, para assim desenvolver  e ampliar a compreensão sobre a prática clínica que se configura como uma clínica-vida. Para tanto o projeto será dividido em módulos de encontros-aulas onde se promoverá conversações abertas buscando o refinamento do pensamento, da oralidade, do agir, através exercícios analíticos e críticos da realidade diante do contexto terapêutico na contemporaneidade.

 

Súmula

O Projeto Conversações e seus referidos módulos visam abordar os conhecimentos filosóficos acadêmicos voltados para atividade clínica, o que possibilita uma leitura e uma análise do funcionamento da singularidade do sujeito no seu trânsito pelo mundo. Sendo assim, estimula e realiza uma abordagem terapêutica direcionada para as demandas práticas do cotidiano, ou seja, faz uso da fundamentação teórica e do método da Filosofia Clínica como aporte para o autoconhecimento existencial.

 

 

Objetivos

 Aperfeiçoar a formação e a prática em Filosofia Clínica visando: a) investigatigar práticas clínicas relacionado às questões existenciais; b) buscar a problematização dos conflitos existências marcados pela multiplicidade e pela diferença oriundas das relações interpessoais em seus aspectos: éticos, epistemológicos, axiológicos e conceituais; c) estimular o público interessado, os estudantes em formação e já formados na prática da pesquisa em Filosofia Clínica. Qualificando e desenvolvendo o pensamento investigativo no trato de questões oriundas do ambiente terapêutico e da vida. Promovendo a criação de novas possibilidades de afirmação do vivível tendo como pano de fundo o trabalho ambientado no campo da clínica filosófica.

 

Cronograma/Temas/Conteúdos Programáticos

 Projeto Conversações: existencialidades singulares (módulo I)

a) Movimentos de pensamento: perspectivas e teorizações contemporâneas sobre a Filosofia Clínica como: A arte de compartilhar- Filosofia Clínica. 

b) Historicidade e Exames Categoriais: 1) Assunto imediato e último; 2) Circunstância; 3) Lugar; 4) Tempo; 5) Relação. 

c) Estrutura de Pensamento/Planejamento Clínico

d) Submodos Informais/Perspectivas Funcionais

Professora responsável: Dra. Maria Idalina Krause de Campos.

Periodicidade e modalidade: Semanal, presencial com encontros-aula no Instituto Packter, Avenida Lucas de Oliveira 1937, terceiro andar, bairro Petrópolis – Porto Alegre/RS.  

Dia da semana e horário: Terças-feiras das 14h às 16h.

Data de início: 09 de abril de 2024.

Duração com 4 encontros: 09/04/24 – 16/04/24 – 23/04/24 e 30/04/24.

Investimento: 320,00. Com certificado de 8 horas/aula.

 Inscrições pelo e-mail idalinakrause@yahoo.com.br

 

 

Procedimentos/metodologia

O desenvolvimento dos Temas e dos Conteúdos Programáticos - propostos em cada um dos módulos - acontece via um aporte metodológico matizado por: (a) Aulas expositivas com discussões e debates sobre a temática e teorizações relativas à Filosofia Clínica (b) Análise conceitual relacionadas a concepções contemporâneas da filosofia da cultura e da sociedade (c) Estudo, pesquisa, exercícios didáticos e experimentações em interseção com temas do curso de formação, por meio de: diálogos em aula, trabalhos em grupo, painel temático, estudo de caso, uso de vídeos e música, aulas abertas, ensino e pesquisa. (f) estudo de artigos, periódicos e livros de cunho filosófico, científico e literário; discussão livre e semi-dirigida sobre temas variados; pequenas exposições, painéis e leituras comentadas; análise de filmes e documentários; para o refinamento da oralidade; dos movimentos do pensar e do agir atarvés de exercícios analíticos e críticos da realidade.

 

Avaliação 

A avaliação vincula-se com o comprometimento e prazer de cada aluno na participação nos encontros-aula; produtividade de práticas de estudo, qualidade de teorizações e problematizações; experimentações pertinentes em traduções do plano de pensamento voltado a Filosofia Clínica; presença qualificada nas aulas e em atividades propostas; pensamento fundamentado em planos conceituais estudados; escrita dotada de clareza, estruturação lingüística e um nível de apresentação adequado dentro das temáticas abordadas.

 

 

Referência inicial de leitura e pesquisa:

PACKTER, Lúcio. Filosofia Clínica: propedêutica. Porto Alegre: AGE, 1997.

PACKTER, Lúcio. Cadernos de Filosofia Clínica. Disponível em: www.filosofiaclinica.com.br

KRAUSE, Idalina. A arte de compartilhar: filosofia Clínica. Porto Alegre: Editora Evangraf Ltda, 2007.