ESTADO DO PARANÁ
A FILOSOFIA A SERVIÇO DA SAÚDE
(06 de setembro de 2000)

 

Buscando difundir a Filosofia Clínica no Paraná, o gaúcho Lúcio Packter ministrou palestra ontem à noite na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O evento foi promovido pela Associação dos Filósofos Clínicos do Paraná (AFIC/PR). A Filosofia Clínica utiliza o conhecimento da Filosofia Acadêmica direcionado à terapia, com o objetivo de reconhecer os conflitos existenciais da pessoa e trabalhar no sentido de amenizá-los ou desconstruí -los. O objetivo da palestra foi mostrar a importância de se levar o conceito filosófico para consultórios, hospitais, empresas, escolas e asilos.

No primeiro momento, a pessoa relata sua história de vida ao filósofo clínico, que a partir das informações elabora um estudo da estrutura de pensamento, com vários tópicos: "Como o Mundo Parece?", "O que acha de si mesmo?", "Emoções" e "Pré-juízos", entre outros. A partir daí, o filósofo estabelece relações entre s vários tópicos para dar orientação adequada ao cliente. "Cada pessoa terá um remédio único, já que cada pessoa tem uma estrutura de pensamento única" - afirma Lúcio Packter..

O trabalho do filósofo consiste em aproximar a pessoa das suas tendências e aptidões, e afastá-la das coisas que a sufocam, agridem e maltratam, comenta Lúcio. "Não há uma técnica, um procedimento clínico pronto", afirma, ressaltando que o filósofo não é mágico, mas "um profissional que lida com idéias, reflexões e pensamentos, mas não faz curas milagrosas". Segundo Lúcio, muitos problemas são solucionados com esta terapia, mas há vezes que os resultados não aparecem, "como em qualquer profissão". "O que o filósofo faz é uma tentativa de auxiliar a pessoa", esclarece.

O profissional que trabalha com esta terapia é formado em Filosofia por instituições reconhecidas pelo MEC e possui o curso em Filosofia Clínica com duração de dois anos. O curso existe no Brasil há cinco anos e atualmente é ofertado em 12 Estados. Em todo o país, existem cerca de 600 profissionais, e oito associações estaduais. No Paraná, o curso é ministrado na sede da AFIC/PR, situada na Rua Gardênio Scorzato, 2740, Mercês ( fone: 3382561).