Diário do Mato Grosso do Sul
       
                  

O município de Dourados está ganhando mais um curso de pós-graduação (latu-senso). O curso de Filosofia Clinica será oferecido em Dourados pelo Instituto Packter, sediado em Porto Alegre (RS), em parceria com o Curso de Teologia, na Igreja Católica (Catedral). As aulas serão ministradas pelo filósofo Dr. Lúcio Packter, pioneiro no estudo da filosofia clínica na América Latina.
      
        Segundo Packter, além dos filósofos, o curso é destinado a profissionais liberais, como psicólogos e médicos. “No Maranhão, por exemplo, um terço dos alunos é composto de médicos”, disse. Packter ministra aulas em 14 cidades brasileiras. Ele é doutor em filosofia em parceria com a Universidade de Heidelberg, na Alemanha e está começando os estudos de pós-doutorado na Europa.

       
                     
Conteúdo
       
        A filosofia clínica, assim como a filosofia tradicional, estuda as questões existenciais, mas com objetivos psicoterapêuticos. Segundo Packter, a medicina estuda o comportamento orgânico, enquanto que a filosofia clínica avalia o histórico do individuo, sem o intuito de curá-lo, apenas com a intenção de colocá-lo no próprio eixo. “É um novo método de fazer terapia”, diz.
         
          Segundo o professor, a filosofia clínica “capta o que há de mais específico no indivíduo, conforme o que ele narra de si mesmo durante o processo de terapia”. Neste sentido, a terapêutica realizada não se vale de medicamentos, de conceitos e procedimentos psicanalíticos. Pelo contrário, parte-se do pressuposto de que noções filosóficas aplicadas ao diálogo entre filósofo e compartilhante são “clínicas” na medida em que a pessoa passa a vivenciar uma nova maneira de pensar em si mesmo e nas suas ações mais cotidianas e concretas. Mais informações na Secretaria da Paróquia.